quarta-feira, 26 de agosto de 2009

26/08/2009 - 12h39
Número de mortes causadas por gripe suína na Colômbia chega a 29

O Ministério da Proteção Social da Colômbia divulgou nesta quarta-feira que 29 pessoas morreram no país por causa da gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1). Até agora, 478 pessoas contraíram a doença.
Na última semana, houve seis mortes por causa da doença e mais de cem contágios, segundo um relatório do ministério.
Bogotá é a localidade mais afetada por casos da nova gripe, com um total de 272 casos --20 mortos e outros 252 infectados.
"É preciso levar a sério esta ameaça, e o que estamos vendo é que pode haver um segundo foco com um maior número de vítimas", advertiu nesta terça-feira o vice-ministro da Saúde colombiano, Carlos Ignacio Cuervo.
Ele afirmou que, por isso, o governo está reforçando o sistema de vigilância epidemiológica e melhorando a capacitação do pessoal de emergência, para oferecer um diagnóstico adequado nos hospitais.
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.
Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e deram resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

0 comentários:

Template by - Parowski | DownLivre - Downloads Completos